como fazer tcc passo a passo

Como Fazer TCC Passo a Passo

Como Fazer Um TCC? O Passo A Passo Para Um Trabalho Bem Estruturado

Saber como fazer um TCC é muito importante para que seu trabalho seja o mais organizado e bem estruturado o possível.

Isso porque o TCC é um projeto muito importante que serve como avaliação final de tudo o que você aprendeu ao longo do curso.

Então, é necessário que você saiba montar cada parte pedida da melhor forma possível.

No entanto, essa tarefa não é tão simples. Existem algumas regras e pontos que você deve se atentar quando for fazer o seu TCC.

Quer saber como montar um de maneira bem organizada? Então confira com a gente nas próximas linhas.

Como Fazer Um TCC Bem Estruturado?

 

img2 300x200 - Como Fazer TCC Passo a Passo

A seguir, lhe mostramos algumas opções para você levar em consideração na hora de saber como fazer um TCC bem feito.

Preste atenção e anote essas dicas, elas serão fundamentais para você na hora de colocar a mão na massa. O primeiro passo é:

 

1. Cronograma:

 

Antes de começar um TCC é fundamental que você estabeleça uma rotina de estudos. Parece bobagem, mas o TCC é um trabalho muito cansativo.

Muitas pessoas ao fazerem sem a organização correta, acabam desenvolvendo problemas sérios como depressão e outros tipos de problemas de saúde.

Quando dizemos que ele é algo que pode ser estressante e extremamente puxado, não estamos exagerando.

Por isso é muito importante que você estabeleça horários tanto para pesquisas como para estudo, paradas para descanso, lanche, etc.

Além disso, é bom organizar bem todas as etapas, pois elas exigirão um prazo para serem concluídas. Não deixe para fazer seu trabalho de última hora.

 

2. Escolha um bom tema e um bom orientador:

 

Uma das principais dicas de como fazer um TCC bem estruturado, é você escrever sobre um tema no qual você tem afinidade.

Então, escolha aquela matéria que mais lhe agrada e pesquise dentro dela o que seria interessante para ser abordado.

Quanto mais você gostar do assunto, melhor você fará seu trabalho.

Veja se seu tema é viável de ser feito, para que futuramente você saiba se terá conteúdo para ser estudado.

É fundamental que como a escolha do tema, o orientador seja alguém que tenha conhecimento sobre o assunto escolhido e que você goste.

Invista sempre em professores que tenham experiência com o assunto que você pretende abordar. Isso fará com que você possa ter uma base de construção muito melhor do que se fizesse com um orientador que não tem tanto conhecimento sobre o assunto.

 

3. Estude para saber como fazer um TCC:

 

É indispensável que depois que você escolher o assunto definido e consultar o orientador, que você pesquise muito a respeito dele.

Isso fará com que você tenha referências maiores e melhores. Logo, enriquecerá e estruturará seu conteúdo de forma mais compacta e fluida.

É muito importante que o aluno em fase de TCC leia bastante.

 

4. Defina um objetivo geral e específicos:

 

O problema de pesquisa será a questão chave do seu trabalho, o objetivo geral será o problema da pesquisa mas com um verbo de ação.

Por exemplo: Analisar/ Definir tal coisa dentro da sociedade.

No objetivo específico você pesquisará tudo o que será necessário para alcançar o objetivo geral.

É muito importante saber como estruturar a parte inicial para que o meio e o fim do projeto possam se encaixar da melhor forma.

 

5. Faça a introdução:

 

Após estabelecer objetivos, estudar o assunto e pesquisar bastante a respeito, você já pode iniciar a introdução do seu trabalho.

A partir daí, você vai trabalhar a contextualização, o problema da pesquisa, o objetivo geral, os específicos, a justificativa do seu tema (relevância) e seu impacto.

Depois você vai partir para a parte da metodologia. Isso é definido logo depois da escolha do tema, pois você terá que pesquisar para fazer o seu TCC, e para saber como pesquisar, você precisará saber o modo dessa pesquisa.

O importante é saber se ela é descritiva, exploratória ou explicativa. Se será necessário fazer pesquisas com pessoas, ou se somente artigos e livros bastam. Se os resultados serão quantitativos ou qualitativos, e como funciona seu método de pesquisa.

 

6. Montagem de capítulos:

 

A partir da base inicial montada, você estará apto para começar seus capítulos.

Toda sua base já está feita e finalmente você poderá começar a escrever sobre o que deseja.

Anote todas as referências que você encontrar e que serão importantes para estruturar seu  texto do TCC.

Lembre-se que as normas da ABNT exigem formatações específicas em questão de referências bibliográficas e citações.

 

7. Procurar ajuda caso não consiga montar seu TCC:

 

Pode acontecer do aluno se perder com os prazos ou não achar o assunto ideal a tempo e não conseguir ser orientado, ou então o professor não suprir com as expectativas esperadas.

Pode acontecer. Sendo assim, é fundamental que você procure uma alternativa para que possa entregar o trabalho a tempo e ocorra tudo bem.

Assim como dissemos, a montagem de um TCC pode ser muito complicada em alguns casos. Portanto, procure alguém que possa te ajudar.

O Treinamento Aprova é ideal para que esse tipo de auxílio seja prestado. Somos especialistas em ajudar o aluno com dificuldades de escrever um TCC, dissertação, artigos científicos, etc.

Em poucos dias, você poderá solucionar de maneira prática e fácil, todo o seu trabalho de conclusão de curso, sem estresse, sem pressão e de modo bem didático.

Experimente e veja a diferença que o método Aprova pode proporcionar para você.

 

Conclusão

 

img3 300x187 - Como Fazer TCC Passo a Passo

 

Por fim, vimos tudo o que é necessário para que você saiba como fazer um TCC.

Dessa forma, é fundamental que seu projeto conte com vários tópicos que serão pedidos pelo seu orientador. Nele, você começará dentro de um prazo, a entregar tudo o que é pedido.

Sendo assim, vimos que existem muitos pontos para se trabalhar em um TCC. O que pode gerar uma certa dificuldade caso você não tenha uma boa orientação.

Se precisar de ajuda, você sabe onde encontrar!

Gostou deste artigo? Esperamos que ele o tenha ajudado.

Por fim, não esqueça de conferir o canal do Treinamento Aprova no YouTube, lá compartilhamos conteúdo gratuito e de valor toda semana!

Ademais, nos conte aqui nos comentários o que você achou desse artigo, sua opinião é muito importante para nós!.

Forte abraço e até o próximo post!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *