O que é TCC

O Que É TCC e Como Começar A Escrever

Você sabe o que é TCC? Se você está caminhando para as últimas fases do seu curso, sabe que o TCC é uma das últimas etapas a serem feitas.

No TCC, você faz um projeto baseado em seus conhecimentos e sobre o que você aprendeu ao longo do seu curso e apresenta a uma banca de avaliadores.

Esse documento é determinante para definir se você está ou não apto para receber o diploma.

No entanto, escrever o TCC não é uma das tarefas acadêmicas mais fáceis e exige muita atenção, dedicação e empenho para que o trabalho no final, seja no mínimo satisfatório.

Se você quer saber por onde começar, fica comigo que eu vou te contar tudo nesse artigo.

 

O Que É TCC E Por Onde Começar?

 

tcc 2 300x200 - O Que É TCC e Como Começar A Escrever

 

Um dos maiores problemas que podem acontecer durante a trajetória acadêmica, é um aluno chegar ao final do curso sem saber o que é o TCC e como escrevê-lo.

Muitos, ainda, acham que o trabalho de conclusão de curso pode ser feito como qualquer outro tipo de atividade acadêmica e não se dão conta da complexidade que é montar um TCC.

O principal problema que os alunos enfrentam de cara é em relação ao tema. Ainda que tenham em mente sobre o que falar, não sabem por onde começar.

Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é estabelecer uma pergunta de pesquisa para conduzir seu trabalho.

O papel do orientador é muito importante nessa fase, pois ele traçará juntamente com você as possibilidades de viabilização do seu trabalho.

Nem sempre o que temos em mente dá para ser feito da maneira que nós queremos. Um projeto de TCC nunca acaba do mesmo jeito que começou, alterações são necessárias e você precisa aprender a lidar com isso.

É muito importante que você tenha em mente o que quer fazer (seu objetivo) para saber se nortear.  Por isso, escrevemos algumas dicas para você que está tendo dificuldades ou não faz ideia de por onde ir.

 

1. Escolha o que gosta e tenha seu objetivo em mente:

 

Mesmo que pequena, uma ideia não nasce totalmente pronta, ela vem sendo construída ao longo das experiências, das leituras e da vivência do aluno.

É importante que você, muito antes de chegar na fase do TCC pense sobre o que quer trabalhar.

Isso está diretamente relacionado à área que você pretende atuar no mercado de trabalho

Se você está entrando agora no último período e não teve tempo de pensar, uma dica muito legal é que você escolha algum tópico dentro da sua matéria favorita ao longo do curso.

Escolha esse tópico e procure uma pergunta, um objetivo ou problema de pesquisa dentro dele.

Isso facilitará suas pesquisas e fará com que você desenvolva melhor sua ideia, afinal, gostar do assunto é o primeiro passo para um trabalho de qualidade.

 

2. Pesquise sobre o que é o TCC:

 

É muito importante que você faça pesquisas e tome nota, ou já adicione no seu texto cada uma das referências que você achou interessante.

Se você já tem mais ou menos algo em mente, pesquise sobre outros trabalhos que já falaram sobre o mesmo assunto para que você tenha uma ideia mais ampla sobre o que abordar, algo como um trabalho que vai ajudar a nortear seu delineamento de estudo.

Sempre que necessário, tome ciência da opinião do seu orientador.

 

3. Escolha um orientador que você goste:

 

Geralmente quando a grade de TCC abre, alguns poucos professores são inscritos para ministrar a disciplina.

Escolher um professor que você goste ou, principalmente, que fale sobre o assunto que você deseja é fundamental para a construção de um bom trabalho e para que você saiba o que é TCC da maneira mais completa possível.

O orientador tem um papel muito importante para o aluno que está passando pela fase do TCC. É o orientador que dirá o que está bom, o que pode ser melhor trabalhado, que caminho seria melhor seguir, quais livros ou artigos ele deve ler, e qual tipo de metodologia é a melhor para o projeto.

Enfim, tudo isso está intimamente ligado com o orientador. Se você escolher alguém que não trabalhe com o que você deseja abordar ou algum professor que você não tenha tanta afinidade, isso pode ser prejudicial tanto para preparação do seu trabalho quanto para sua saúde mental, já que o período do TCC pode ser muito exigente psicologicamente falando.

Tendo na mesma pessoa o orientador e o amigo, pode fazer total diferença nesse período do TCC.

 

4. Busque diversas referências:

 

tcc 1 300x200 - O Que É TCC e Como Começar A Escrever

 

Um dos tópicos fundamentais na preparação de qualquer TCC, é a revisão de literatura.

Portanto, é fundamental que você consiga coletar o maior número de referências bibliográficas que confirmam e embasem o que você está escrevendo.

É através das referências que você vai começar a construir seu trabalho de conclusão de curso. Sendo assim, quanto mais informação você tiver sobre o panorama e o estado da arte do seu tema, mais completo seu trabalho será.

 

5. Quando entender o que é o TCC dentro de todas as possibilidades, seja organizado:

 

Você já sabe o que é TCC, agora é hora de se organizar. Um projeto de TCC acontece em várias fases com diversos prazos.

É muito importante que você consiga escrever a quantidade estipulada pelo orientador ou pelo seu cronograma até a data prevista.

Isso fará com que qualquer imprevisto ou qualquer mudança, possa ser corrigida a tempo.

Lembre-se que um orientador pode ter vários alunos por turma para orientar, portanto, firme um compromisso para que você consiga se sair bem e entregar tudo dentro do planejado.

Desenvolva uma rotina e estipule um cronograma de metas. Essa é uma das dicas mais importantes que você pode executar, já que o erro mais frequente dos alunos é precisar fazer muita coisa em um período muito curto de tempo.

O desenvolvimento de um TCC exige na maior parte das vezes, tempo. Desse modo, o aluno acaba ficando bastante estressado, caso não tenha estabelecido um cronograma e precise passar longas horas escrevendo e pesquisando.

Saiba separar sua rotina e trabalhar com prazos. Isso fará com que você tenha o menor estresse possível em relação ao TCC.

 

6. Seja focado:

 

Outro dos problemas de um aluno quando está fazendo um TCC, é perder o foco.

Isso atrapalha o processo e faz com que você demore para concluir seu projeto. Se você estabeleceu seu objetivo, foque em executá-lo. Não adianta nada você querer abraçar o mundo se não for dar conta de fazer isso.

Portanto, lembre-se sempre que um objetivo bem definido e que você consiga concluir, vale muito mais que um projeto gigante que você não vá dar conta de concluir dentro do prazo necessário.

Sendo assim, escolha um tema específico e se necessário adicione somente coisas que são indispensáveis para o seu objetivo.

Não queira começar tudo de novo toda vez que surgir uma ideia mirabolante. Isso pode comprometer tanto o seu prazo quanto a coesão do seu trabalho.

 

Conclusão

 

Por fim, vimos então algumas dicas necessárias para você saber o que é o TCC inteiro e por onde começar.

Este é um projeto de muita responsabilidade, portanto, se você está enfrentando dificuldades, se inscreva no Treinamento Aprova. Aqui, você vai conseguir definir todo o seu TCC da maneira mais rápida e fácil.

O curso aborda de modo muito prático, como você pode escrever cada etapa do seu TCC. Então não perca tempo e faça sua inscrição.

Espero que esse artigo tenha ajudado, e qualquer dúvida estamos à disposição, é só deixá-la nos comentários aqui embaixo.

Até a próxima, abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *