como fazer a revisão bibliográfica do TCC

COMO FAZER REVISÃO DE LITERATURA DO TCC

COMO FAZER REVISÃO DE LITERATURA DO TCC

 

Revisão de literatura, ou revisão bibliográfica é o texto em que você faz um apanhado histórico sobre o tema que você vai trabalhar.

 

Como fazer revisão bibliográfica

 

Para fazer a revisão bibliográfica do seu trabalho, você precisa buscar na literatura as informações de outros trabalhos que tratam sobre seu tema.

A partir disso você vai traçar uma panorama histórico, vai determinar quais foram os avanços no tema ao longo do tempo, quais os desafios, e o atual estado da arte, ou seja, como está o tema atualmente.

Com isso, você mostra para o leitor de onde partiu o seu tema, e onde ele está hoje.

A partir disso, você pode desenvolver seu trabalho mostrando o panorama geral sobre o tema.

 

Revisão bibligráfica: buscadores

 

Para que você consiga buscar os melhores trabalhos para fazer sua revisão de literatura, você precisa saber onde buscar.

O ideal é que você encontre as melhores bases de dados científicos para que você possa basear sua revisão bibliográfica.

O que eu sugiro para você são: Google Acadêmico, Scielo, Lilacs, Research Gate, Sci-Hub, e sciencie direct.

Dessa forma você sabe que as informações contidas na sua revisão bibliográfica são oriundas de trabalhos confiáveis e que já froam revisados por pares.

Estrutura bem montada

 

De nada adianta você ter as melhores informações baseadas nos melhores trabalhos se sua revisão de literatura/revisão bibliográfica não seguir uma ordem lógica de estruturação.

Você precisa lembrar sempre que o conteúdo que fecha um parágrafo precisa ser a abertura para o próximo parágrafo.

Ou seja, você precisa montar uma estrutura de conteúdo nos seus parágrafos para que a ordem seja seguida de forma natural ao longo do texto.

Lembre-se sempre de montar uma estrutura em formato de funil, abordando sempre os conteúdos mais amplos primeiro, até chegar no conteúdo mais específico do seu trabalho, tratanto do seu objetivo, e da sua área de estudo.

Revisão de literatura/bibliográfica: conclusão

 

Uma vez que você montou sua estrutura, buscou trabalhos em locais confiáveis e mostrou para o leitor de onde partiu e onde chegou o tema do seu trabalho ao longo do tempo, você tem uma boa revisão de literatura.

Lembrando sempre que uma boa revisão de literatura serve como uma boa introdução ao tema para quem nunca leu a respeito.

Na hora de ler e revisar seu trabalho, coloque-se no lugar de alguém que nunca leu sobre o tema. Se você conseguir entender a evolução cronológica do tema lendo sua revisão de literatura/bibliográfica, você tem um texto bem construído.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.