defesa do tcc

Slides do TCC: como fazer a apresentação

Enfim chegou a hora de fazer os slides para a apresentação do seu TCC, isso significa portanto que você conseguiu chegar ao final da jornada na criação do seu trabalho e agora falta apenas garantir uma boa apresentação.

 

Primeiramente quero te parabenizar por ter chegado até aqui. Escrever um TCC pode ser bem difícil se você não tem as direções certas e é bom saber que você as teve no seu processo.

 

Agora vamos ver as informações que você precisa ter para fazer os slides do TCC de uma forma que não deixe nenhum erro para sua banca pontuar.

 

O que não fazer nos seus slides de TCC

 

Acima de tudo você precisa saber que o lugar para textos enormes é o seu trabalho impresso e não os slides da sua apresentação.

Não caia na tentação de copiar trechos do seu trabalho escrito e colar em um slide.

Isso certamente vai fazer a banca odiar sua apresentação.

 

Como fazer os slides do TCC

 

Do mesmo modo que não é indicado fazer slides com muito texto é bom garantir que os slides sejam limpos e ofereçam uma boa visualização para os leitores.

Tente seguir as dicas a seguir na hora de criar os seus slides:

 

Use fundos claros

 

Os fundos claros são a melhor maneira de acertar em todos os slides.

Diferentemente dos fundos escuros, eles oferecem uma boa visualização inclusive em ambientes claros então aposte neles que será sucesso.

Para não ficar uma coisa sem graça você pode usar barras laterais com cores mais fortes, como o que você verá a seguir por exemplo.

 

As fontes devem ser escuras e com um tamanho grande

 

A cor preta é a mais indica para a fonte, pois irá ter um ótimo contraste com os fundos claros.

 

Usar um tamanho padrão da fonte também é a melhor opção. Recomendo que para os parágrafos seja usado no mínimo o tamanho 34 de fonte porque é um tamanho que permite a visualização de longe, no fundo da sala por exemplo.

Pense que as pessoas que estão assistindo sua apresentação podem ter algum tipo de comprometimento visual, dessa forma você deve facilitar as coisas para essas pessoas.

Apertar os olhos para conseguir enxergar é muito cansativo e pode fazer com que eles percam o interesse pela sua apresentação.

 

Use imagens, infográficos e o negrito

 

A ideia é fazer com que a apresentação seja dinâmica e que as informações sejam passadas de forma fácil, as tabelas e as imagens são ótimas para isso.

 

O negrito por sua vez tem a função de destacar coisas no seu texto e dar ênfase no que você considera mais importante. Nesse sentido usá-lo fará com que o leitor seja conduzido a ver o que você deseja.

 

Escreva o título do trabalho em todos os slides do TCC

 

Isso não é regra mas pode ajudar bastante. O seu trabalho é a estrela na apresentação então colocar o título em todos os slides pode prevenir que no meio dela as pessoas que estão assistindo esqueçam o título do trabalho.

 

Da mesma forma que facilita a percepção entre o que você estiver falando no momento com o trabalho como um todo.

 

Fique atento a uma coisa: se o título do trabalho for muito grande talvez não seja o ideal colocá-lo em todos os slides. Ele pode ocupar muito espaço e deixar o slide cheio demais.

Use tópicos

 

Nada pior do que assistir uma apresentação onde a pessoa fica apenas lendo as inacabáveis linhas de texto projetadas. Certamente você já passou por isso e não deve ter gostado nem um pouco.

 

Os tópicos são a forma de você colocar informações importantes que precisam ser faladas, te ajudam a lembrar do conteúdo e deixam as coisas dinâmicas, uma vez que você vai estar trazendo coisas que não estão escritas no slide.

 

Pense o número de slides do TCC de acordo com o tempo disponível

 

O número total de slides vai ter que ser definido de acordo com o tempo de apresentação que você tem. Se preocupar com isso evita que no momento da apresentação você tenha que pular slides por falta de tempo.

 

Pense em algo em torno de 1 minuto para cada slide. Isso pode variar de acordo com a importância do conteúdo.

Estrutura dos slides do TCC

 

Aplicando as coisas ditas acima você pode usar a seguinte organização para os seus slides:

 

 

Primeiro slide: É a capa da apresentação. Deve conter o nome da instituição de ensino, título do trabalho, nome do autor, do orientador, data e local da apresentação.

como fazer slides de TCC 300x169 - Slides do TCC: como fazer a apresentação

Segundo slide: Panorama da apresentação. Não é obrigatório ter porém as pessoas gostam de saber o que vão assistir e certamente a melhor forma de fazer isso é mostrando um panorama da sua apresentação.

apresentar tcc 300x169 - Slides do TCC: como fazer a apresentação

Terceiro slide: É onde começa o conteúdo do seu trabalho. Deve ser a introdução e conter os tópicos: justificativa, problema e hipótese, se existir. Pode-se usar mais de um slide pra esse conteúdo.

defesa da dissertação 300x169 - Slides do TCC: como fazer a apresentação

Quarto slide: Deve apresentar os objetivos do trabalho e é dividido em objetivo geral e objetivos específicos.

defendendo tcc 300x169 - Slides do TCC: como fazer a apresentação

Quinto slide: Lugar onde aparece a discussão teórica do seu trabalho, opiniões de autores, legislações e coisas do gênero.

defesa tcc 300x169 - Slides do TCC: como fazer a apresentação

Sexto slide: Metodologia: Você vai descrever todas as etapas feitas para conseguir chegar no resultado do seu trabalho.

apresentando metodologia tcc 300x169 - Slides do TCC: como fazer a apresentação

Sétimo slide: Apresentação dos resultados. Aqui aparecem os resultados obtidos e eles podem ser mostrados em formato de tabelas, gráficos, etc.

defesa de resultados 300x169 - Slides do TCC: como fazer a apresentação

Oitavo slide: Conclusão. Qual foi o seu resultado? Conseguiu atingir os seus objetivos? A resposta que chegou é a mesma que você imaginou que seria no início da pesquisa? É aqui que você conta tudo isso.

defendendo conclusão do tcc 300x169 - Slides do TCC: como fazer a apresentação

Nono slide: É o local para colocar as referências. O mais importante aqui é saber que nesse slide aparece apenas as referências usadas na apresentação e não todas que compõem o trabalho escrito.

apresentação referencias tcc 300x169 - Slides do TCC: como fazer a apresentação

Também vale lembrar que em todos os slides que forem usados conteúdos como por exemplo imagens ou citações é necessário que se indique a fonte.

Por fim, como fechamento da ideia dos slides do TCC

 

Lembre-se de checar com o seu orientador se existe algum padrão para os slides de apresentação na sua instituição. Se não houver nenhum você pode seguir essa estrutura que apresentei e lembrar das dicas que passei lá em cima.

 

Você também pode baixar algumas apresentações prontas de slide, só para editar com seu conteúdo! Clique AQUI e escolha a sua!

 

Se ficar com alguma dúvida pode fazer contato ou deixar o seu comentário, ficarei feliz em ajudá-lo.

 

Espero poder continuar te ajudando por aqui…

Se precisar de acompanhamento individual e em tempo integral, é só se matricular no Treinamento clicando no botão abaixo.

 

Forte abraço e bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *