como fazer metodologia científica

Como Fazer a Metodologia Científica Na Pesquisa

Ao buscar como fazer a metodologia científica do seu trabalho você pode ficar confuso com todos os resultados que são apresentados. De antemão quero dizer que nesse artigo tenho a intenção de descomplicar esse tema e certamente te ajudar em mais essa etapa do trabalho.

 

Em segundo lugar quero dizer que já temos outros artigos aqui no blog que te ajudam com as outras etapas da sua pesquisa, um exemplo é esse AQUI de como fazer a sua introdução, portanto se quiser dar uma olha tenho certeza que vai te ajudar!

 

Enfim, vamos ao que te interessa no momento, falar sobre a metodologia científica.

 

Nesse sentido quero dizer uma coisa que certamente ninguém te contou ainda: metodologia científica é simplesmente um nome mais enfeitado para a descrição de como você vai fazer o seu trabalho.

 

Em outras palavras, é o caminho que você vai percorrer entre os objetivos definidos e os resultados almejados.

 

Quer um exemplo bem lúdico? Você quer comprar pão (esse é o seu objetivo), para comprar o pão (seu resultado esperado) você precisa sair de casa, ir até à padaria, escolher o pão e fazer o pagamento.

Esse caminho percorrido seria portanto a sua metodologia!

 

3 passos para criar a metodologia científica

 

Definir o tipo de pesquisa

 

Imagino que você tenha um resultado esperado para a sua pesquisa, nesse sentido qual seria o melhor tipo de pesquisa que ajudaria a chegar a esse resultado?

 

Para esclarecer, existem vários tipos e cada um deles são usados em situações específicas. Veja alguns tipos existentes:

 

  • Exploratória: ajuda a conhecer melhor sobre o tema escolhido.
  • Descritiva: aquela que o objetivo é apresentar um conceito inédito.
  • Explicativa: busca relacionar variáveis e entender o resultado disso.

 

O tipo descritivo é o mais usado nos trabalhos de conclusão de curso. A mescla entre dois tipos também é muito comum e da mesma forma bem vinda.

 

Um modelo pode complementar o outro e como resultado elevar a qualidade da sua pesquisa. Que por sua vez, por exemplo, pode buscar entender melhor um tema por meio do método exploratório e relacionar, por meio do método descritivo, dois ou mais termos encontrados no tema.

 

Estabelecer o método e as fontes da pesquisa:

 

Em segundo lugar é necessário pensar de onde as informações serão extraídas para comporem sua pesquisa. O mais importante é indicar o local e como o acesso a esse local será feito.

 

Nas revisões de literatura é muito comum indicar bases de dados como as fontes de pesquisa. No seu trabalho você pode informar que serão usados artigos científicos, monografias, textos técnicos, etc.

 

Por outro lado, se sua pesquisa vai precisar que dados sejam coletados em campo como, por exemplo fazer pesquisas nas ruas com pessoas, você precisa escrever como isso será feito. Algumas coisas precisam ficar claras, se esse for o caso da sua pesquisa:

 

  • Base de dados consultados;
  • Caracterização dos participantes da pesquisa;
  • Local onde a pesquisa será/foi feita:
  • Formulários ou documentos utilizados (descrição das perguntas e testes feitos);
  • Como os dados serão armazenados e analisados;
  • Como os resultados serão apresentados.

 

Acima de tudo você precisa garantir que sua metodologia científica seja capaz de permitir que outra pessoa reproduza sua pesquisa seguindo apenas o que você escreveu. Desse modo não podem ter coisas que gerem dúvidas na sua metodologia.

 

Definir o tratamento dos resultados: 

 

Introdução  Como escrever e estruturar 4 300x213 - Como Fazer a Metodologia Científica Na Pesquisa

 

Uma das coisas mais importantes na metodologia científica é escrever como os dados levantados serão avaliados. É aqui que você vai indicar os critérios de avaliação, como o que te levou a usar esse trabalho ou aquele.

Resumindo, uma pesquisa pode usar duas formas de condução dos resultados:

 

  • Quantitativamente: um modo mais preciso que preza pela exatidão da matemática. Nesse tipo de estudo os resultados geralmente são em forma de números, tabelas e gráficos.
  • Qualitativamente: diferentemente da pesquisa quantitativa, a qualitativa busca trabalhar com as interpretações, emoções e percepções. Busca categorizar os resultados sem usar a matemática e sim as palavras.
  • Quali-quantitativa: É uma mistura das duas formas, os resultados podem ser avaliados por meio da percepção, mas também podem ser usados aspectos matemáticos para ajudar a delinear os resultados.

 

Exemplos que podem ser usados na hora de escrever: 

 

Como resultado das informações acima, tentei mostrar aqui uma sequência lógica e alguns exemplos de frases que poderão te ajudar a escrever o texto, então vamos lá:

 

  • Comece com o tipo de estudo: “Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com as temáticas:”
  • Mostre o problema de pesquisa/questão norteadora: “A questão norteadora que dirigiu esse estudo foi:”
  • Fale das etapas seguidas para desenvolver a pesquisa: “Esse estudo foi desenvolvido em seis etapas, sendo elas:”

 

Onde escrever a metodologia científica: 

 

Frequentemente isso pode variar de acordo com as exigências da sua instituição, porém normalmente a metodologia deve aparecer de forma breve no resumo do seu trabalho e na introdução, ou seção específica de metodologia/materiais e métodos, de forma bem detalhada pensando na reprodutibilidade da sua pesquisa.

 

Em suma, espero que essas informações tenham sido úteis e que ajudem a desenvolver seu trabalho. Uma conversa com seu orientador é essencial para que vocês definam seus objetivos.

Seguindo os passos acima tenho certeza que você fará um ótimo trabalho.

Se tiver interesse em contar com nosso método de automatização de trabalhos acadêmicos, orientação 24hrs e videoaulas passo a passo você sabe onde encontrar, basta clicar no botão abaixo:

 

 

 

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais

 

Forte abraço!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *