como fazer tcc passo a passo

TCC Como Começar a Escrever em 3 Passos

TCC Como Começar a Escrever em 3 Passos Simples:

Se você precisa escrever o TCC e travou, não sabe como colocar as ideias no papel e não consegue de jeito nenhum sair do zero, esse vídeo vai mudar tudo que você sabe sobre o TCC.

Fica comigo até o final desse artigo que eu vou te contar tudo que você precisa saber para sair do zero e começar a escrever um TCC nota 10.

Vambora então

Nesse artigo eu vou te contar os 3 pontos que você não pode esquecer se quiser um TCC aprovado, e para cada ponto tem um vídeo no meu canal do YouTube

Ou seja, esse artigo aqui é quase como um minicurso online e gratuito sobre TCC, basta você se inscrever no nosso canal do YouTube.

Os links dessas aulas práticas estarão na descrição do vídeo logo abaixo desse artigo.

Basta você ir vendo os vídeos na ordem que eu vou te sugerir lá, beleza?

 

Tema e orientador

 

A primeira coisa que você deve decidir antes de começar a escrever, é o tema do seu trabalho e seu orientador.

Quando você define isso, você já pode começar a procurar por conteúdos mais específicos na literatura, e isso já evita aquela famosa overdose de informações, quando você lê lê e lê e não consegue aplicar nada.

Além do tema, a definição do orientador é um passo importante, porque junto com o orientador você define os objetivos do seu trabalho.

Além disso, seu orientador pode te ajudar indicando trabalhos importantes sobre o tema, sugerindo métodos de coleta e análise de dados, e assim por diante.

Para saber a melhor forma de escolher tema e orientador, na descrição do vídeo abaixo desse artigo eu te mostro um método simples e prático para escolher melhor o tema e o orientador do seu trabalho. Pode ter certeza que esse método é a forma mais prática e confiável possível para escolher seu tema e orientador.

 

Objetivo

 

Beleza, agora que você já sabe como escolher tema e orientador, é hora de definir os objetivos do seu trabalho, que irão determinar tudo que você precisa fazer ao longo do trabalho.

Os objetivos determinam o que, como e porque você vai fazer e escrever as coisas no seu trabalho.

Eu gosto sempre de usar esse exemplo.

Pense em uma viagem.

Não tem como você saber como chegar no destino se você não souber que destino é esse, certo?

Não dá pra montar um roteiro de uma viagem se você não sabe onde você quer chegar.

O objetivo do TCC é justamente esse destino.

Uma vez que você tem o destino, você consegue determinar o roteiro, o passo a passo do TCC.

Portanto, antes de começar a escrever, não saia lendo trabalhos inteiros e revisando toda a literatura do tema, delimite seus objetivos.

Também está passando no card aqui em cima um vídeo onde eu te ensino a encontrar objetivos validados na literatura, sem precisar ler trabalhos inteiros.

Se você ainda não sabe seus objetivos, com certeza esse vídeo é o melhor ponto de partida que você poderia ter. O link desse vídeo também vai ficar aqui na descrição, beleza?

 

Estruturação do TCC Como começar

 

Ótimo, você já tem tema, orientador e objetivos, agora já está quase na hora de escrever o trabalho, mas antes disso você precisa saber quais os tópicos que você vai abordar ao longo do trabalho para poder aprender um TCC como começar.

Ah Gabriel, e como eu faço isso?

Te explico.

Fazer a estrutura dos tópicos, ou o esqueleto do trabalho é a forma mais simples possível de você saber o que escrever ao longo do trabalho sem ficar repetindo informações, sem travar por conta da overdose de informações e evitando não encontrar o que você procura na literatura.

Para isso, o que você precisa fazer é pré-estabelecer o que será escrito em cada parágrafo da sua introdução, da metodologia, dos resultados e da discussão.

Você vai montar essa estrutura sempre pensando nos seus objetivos.

Então por exemplo:

No primeira parágrafo vou escrever sobre isso, no segundo sobre isso, no terceiro sobre aquilo e assim por diante.

Para ver na prática como se faz isso, tem um vídeo na descrição do vídeo abaixo no YouTube.

Se você delimitar o que será escrito em cada etapa do trabalho, não tem como você se perder nem ficar repetitivo.

Ah, e tem mais uma coisa que só quem faz parte da família aprova sabe: pra montar a estrutura da escrita do trabalho você não precisa saber muito sobre um tema e nem ler muitos trabalhos, basta saber o método certo.

Se você quiser aprender isso comigo na prática, vou deixar o link do e-book onde eu ensino isso na prática aqui na descrição.

Se você tiver alguma dificuldade com qualquer parte do TCC, você também pode contar com nosso acompanhamento individualizado, onde eu vou caminhar do seu lado até sua aprovação no TCC.

Também vou deixar o link do acompanhamento aqui na descrição, beleza?

Não esquece de acessar os vídeos que estão na descrição do vídeo aqui abaixo, fazendo isso você estará muito mais perto da aprovação do seu TCC.

Forte abraço e te vejo no próximo artigo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *