Você sabe a importância da revisão bibliográfica?
Se você está montando seu TCC, precisa saber que a revisão bibliográfica é uma das partes mais importantes para que sua pesquisa seja sustentada.
Além disso, a pesquisa bibliográfica pode poupar tempo e trabalho em campo.
Isso porque para poder falar de algo de modo mais abrangente, é necessário ter algum tipo de experiência no tema, que pode ser obtida através da revisão de literatura sobre o tema proposto.
Uma boa revisão te garante uma boa estrutura e te auxilia ao longo da sua construção teórica e prática.
Todo estudante deve se certificar de ter feito uma boa revisão de literatura a respeito do tema de seu projeto.
Quer saber tudo sobre revisões bibliográficas? Fica comigo até o final que você sairá dessa página com outros pensamentos!
Tópicos do Artigo
A Relevância Da Revisão Bibliográfica
Um projeto de TCC conta com diversas etapas antes de “colocar a mão na massa” e começar a produzir seus textos de fato.
Você deve coletar algumas informações para fazer com que seu trabalho tome forma. Sendo assim, tema, referências e objetivos são pontos indispensáveis para montar sua estruturação.
A parte da revisão bibliográfica é a etapa que se refere à leitura e embasamento teórico do seu trabalho.
Dessa forma, você consegue importar para o seu trabalho diversas ideias e conceitos obtidos dos trabalhos utilizados como referência.
Muitas pessoas que estão fazendo o TCC pensam que essa parte de revisão bibliográfica é um monte de frases e trechos que só serão usados para mostrar que você leu alguma coisa.
Esse tipo de pensamento, pode acabar fazendo com que você negligencie uma etapa tão importante no seu trabalho ou causando uma cópia ilegal – o famoso plágio.
A revisão de literatura ou revisão bibliográfica tem como objetivo apresentar as obras e referenciar os autores fundamentais na construção do TCC.
Sua importância não é apenas coletar informações e jogá-las no trabalho. Mas sim, mostrar que por trás de suas ideias e objetivos há um relevante arcabouço teórico que foi construído por outras pesquisas.
Como Fazer Uma Boa Revisão Bibliográfica?
Para que você faça bom uso da revisão bibliográfica, é necessário que você escolha temas, trabalhos e autores que sejam adequados ao seu assunto.
É fundamental que a escolha de autores leve em conta os trabalhos mais impactantes na literatura do seu tema. Isso vai te ajudar a conseguir estruturar um trabalho de qualidade e altamente confiável.
Uma boa dica também, se refere a você abordar os temas escolhidos de acordo com uma nova perspectiva sobre o assunto.
Isso te proporcionará um trabalho mais original mesmo que seu tema já tenha sido abordado por diferentes autores e trabalhos.
Para que você consiga fazer uma revisão bibliográfica de qualidade, você primeiramente, deve ser condizente com os objetivos que você quer trabalhar em seu TCC.
Essa estrutura inicial, fará com que você se direcione melhor em seu TCC. Além disso, você verá o quão fundamental será a realização de uma análise mais crítica, ao mostrar a revisão bibliográfica.
Isso porque você vai colocá-las sob o ponto de vista que seu TCC pretende discutir.
Ao seguir as dicas abaixo, você terá um TCC completo:
1. Procure sempre pelas melhores referências:
Esse é o primeiro passo para que você consiga fazer com que suas referências bibliográficas passem confiança à banca e aos leitores.
Você precisa encontrar autores que trabalham ou já trabalharam com o tema em que você está abordando.
Nessa parte, você irá procurar pelas melhores referências das quais você pode fazer uso.
Tudo o que você buscar, seja ideia, conceito, etc. Servirá para complementar seu TCC.
É muito importante que você consiga abordar o tema sob várias perspectivas. Isso fará com que você complemente seu trabalho sob diferentes perspectivas.
2. Otimize sua revisão bibliográfica:
Vai muito além do que apenas ter um monte de nomes referenciados. A pesquisa bibliográfica serve para você embasar e dar autoridade ao seu trabalho.
Depois de ter feito o seu recorte teórico (saber por qual caminho seguir) eleger palavras-chave para saber quais os trabalhos que te auxiliarão no seu processo, é essencial.
Através das palavras-chaves, você terá o caminho aberto para encontrar as melhores fontes para uso que estejam relacionadas ao seu tema.
Em outras palavras, a eleição de palavras-chave facilitará a busca por trabalhos acadêmicos relevantes em bases de dados.
Dessa forma, você pode separar o joio (artigos que não interessam no momento) do trigo (artigos que são fundamentais para o embasamento do seu trabalho) de uma forma mais rápida e prática.
3. Estruture um modelo de pesquisa:
Depois que todo trabalho de revisão de obras e autores foi feito, você então já está pronto para fazer uso dessas informações dentro do seu TCC.
No entanto, você primeiro deverá refinar esses materiais.
Você pode fazer isso de maneira mais simples, ordenando as informações de cada conceito por cronologia de publicação.
Assim, você mostrará todo desenvolvimento histórico do tema ao longo do tempo, até que se chegue em seu projeto.
Você também pode fazer análise dessas obras de maneira mais específica.
Você pode fazer isso falando daquelas que tem muito a ver com seu tema de modo amplo e depois partir para aquelas que tratam de coisas mais específicas de sua temática.
Especialmente na introdução, esse formato da macro escala para a micro escala é bem indicado.
Seja lá qual for o critério de utilização, é fundamental que essa estrutura de pesquisa seja definida.
Isso porque ela deixará tudo mais fácil em relação ao modo de extrair e encaixar informações essenciais fazendo com que seu texto fique mais fluido e conexo.
Um texto que tem em seu conteúdo clareza, coerência e fluidez pode separar o trabalho aprovado do reprovado.
3. Reproduza o que você aprendeu na revisão bibliográfica, dando créditos a quem merece:
Analisar as obras criticamente é então uma das responsabilidades fundamentais que você deve ter no seu trabalho.
Através da análise crítica é que você poderá entender o conteúdo que pesquisou e assim, conseguir inseri-lo melhor em seu projeto.
Quando você sintetiza algo e faz uma reflexão sobre aquilo, você consegue transpassar melhor o que você quer abordar.
Portanto, você consegue dar maior autenticidade e clareza para seu trabalho.
Conclusão
Por fim, lembre-se sempre de ler a respeito do seu tema.
Fazendo isso, você saberá quais os autores e os trabalhos mais citados e mais relevantes do seu tema.
Trabalhos relevantes aumentam a confiabilidade do seu trabalho e fazem com que seu trabalho tenha menos informações contestáveis pela banca.
Ser menos contestado pela banca com certeza é algo a ser louvado, não concorda?
Então é isso, no nosso canal do YouTube tem MUITA coisa que também pode te ajudar, para dar uma olhada nos vídeos é só clicar AQUI.
Te vejo no próximo artigo (ou no próximo vídeo)
Forte abraço!