Citação

Citação de Site e Normas ABNT


Fazer uma citação de acordo com as normas da ABNT pode ser uma coisa muito trabalhosa na hora de produzir seu trabalho acadêmico, como o TCC.

 

Em outras palavras, seja por falta de familiaridade com esse tipo de escrita ou por desconhecer as regras existentes, muita gente fica desesperada quando precisa usar esses recursos.

 

Talvez você esteja nessa situação!

 

As vezes precisamos citar obras disponíveis em diversos lugares, a internet e mais especificamente os sites, tornaram-se os locais mais procurados na hora da busca por essas produções.

 

Dessa forma, se você precisa fazer uma citação do material que você encontrou em um site você terá que saber a forma correta de fazê-la!

 

Não há como escapar disso, porém, para a alegria geral da nação preparamos aqui algumas informações essenciais para você acertar na hora de escrever seus textos, fugir do plágio e conseguir sua aprovação.

 


Por que fazer citação de artigos de sites no seu trabalho?

 

Independentemente do tipo de citação que você for usar no seu trabalho, seja direta ou indireta, você precisa garantir que elas estejam presentes no seu trabalho. Ou seja, obrigatoriamente você precisará fazer citações.

 

Elas são a maneira de você mostrar para a banca ou avaliadores que você buscou informações sobre seu tema, realizou leituras complementares e embasou seus argumentos em fontes externas. Nesse sentido é uma excelente forma de gerar credibilidade.

 

Esses recursos demonstram as relações que seu texto tem com o que está sendo discutido no mundo científico. Além disso, deixam clara a sua concordância ou não com as ideias de outros autores e ajudam a construir seu próprio pensamento.

 

Quer seja pela comodidade de não ter que ir a uma biblioteca ou pela rapidez dos resultados, os sites da internet se tornaram os lugares mais fáceis e acessíveis para encontrar obras de autores relevantes, e você certamente terá que citá-los.

 

Como fazer citação de artigos publicados em sites?

 

Citação de site 300x213 - Citação de Site e Normas ABNT

Na hora de fazer a citação você precisa saber se ela é direta ou indireta, seja como for abaixo explicamos a diferença entre as duas:

 

  • Direta: é aquela onde o texto do autor é copiado literalmente e colado na sua redação. Não há nenhuma modificação no texto original.

 

  • Indireta: é aquela em que você utiliza uma obra para construir uma ideia e a partir disso você menciona o autor. É muito comum o uso do “De acordo com o autor tal …”

 

Depois de saber qual é o tipo da sua citação você precisa usar as normas ABNT no momento de escrevê-la.

 

Citação Direta:

 

As normas ABNT exigem que todas as citações sejam escritas usando o esquema AUTOR, DATA e no caso das citações diretas este esquema aparece no fim do texto copiado.

 

O último sobrenome do autor é escrito em letras maiúsculas dentro de parênteses, seguido de uma vírgula, o ano de publicação, outra vírgula e a palavra online.

 

O online aparece no texto, no lugar da página do documento para mostrar que o material se encontra disponível em uma página web.

 

Veja o exemplo de uma citação feita a partir de um artigo aqui do blog:

 

“Plágio é quando você se apropria de informações que foram publicadas por outras pessoas, da mesma forma que elas publicaram” (PREUSS, 2020, Online).

 

Se quiser conferir na íntegra o artigo dessa citação é só clicar AQUI

PLÁGIO VOCÊ É UM CRIMINOSO 300x213 - Citação de Site e Normas ABNT
Cometi Plágio? Como saber?

 

Citação Indireta:

 

Já nas citações indiretas, aquelas onde o texto não é copiado mas a ideia é usada como base, o sobrenome do autor é escrito fora do parênteses com apenas a primeira letra maiúscula e apenas o ano se mantém dentro dos parênteses.

 

Dessa forma:

 

Segundo Preuss (2020), o plágio é a utilização de textos de outras pessoas sem referenciá-las, é a cópia do texto e uso no seu material como se fosse de sua autoria. 

 

Citações de artigos de sites sem data de publicação

 

Em suma, o ideal é fugir dessas publicações devido à credibilidade do conteúdo, porém, se isso está fora de cogitação você pode solucionar o problema estimando a data de publicação.

 

Essa estimativa é traduzida no texto usando os colchetes, nas referências, no lugar dos parênteses e acrescentando um sinal de interrogação após o ano.

 

Por exemplo:

 

“Você não pode publicar duas vezes a mesma coisa, inclusive não pode fazer plágio nem de um trabalho que já seja seu” (PREUSS, 2020?).

 

É essencial que você verifique os padrões que a sua instituição de ensino exige e aceita.

 

Dessa forma, podem existir regulamentos internos que definem os formatos aceitos e você não terá a dor de cabeça de ter que alterar todo o seu texto depois de já escrito.

 

3 coisas importantes para se ter em mente ao fazer citações de sites:

 

  • Escolha bem as suas fontes de informação. Na academia o rigor científico é levado a sério e não é qualquer conteúdo que será aceito pelos seus avaliadores. Dê preferência aos autores que apresentam bons argumentos e que evidenciam esses argumentos.

 

  • Sempre que fizer uma citação lembre-se de referenciá-la! Isso deve ser um casamento perfeito. O número de citações deve ser igual ao número de referências do seu trabalho.

 

 

  • Cuidado com o plágio. Citar as fontes é uma forma de respeito ao trabalho intelectual do autor e não fazê-la é considerado crime. Não corra o risco de ter seu trabalho invalidado por não ter feito as devidas referências.

 

Pode parecer complicado no início, contudo essas orientações e regras adotadas pela ABNT são uma mão na roda e ajudam a padronizar o conteúdo produzido. Imagina se cada autor escrevesse a sua citação do seu jeito, seria uma confusão na hora da leitura!

Portanto, em vez de se descabelar com as normas ABNT, agradeça por elas existirem!

Para aprender mais sobre esse mundo das normas dos textos científicos não deixe de ler os outros posts aqui do blog sobre o assunto.

 

Por fim, 

 

Se gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida deixe aqui nos comentários que será um prazer respondê-las.

 

Precisa de dicas, orientação, correção e assessoria individualizada e em tempo integral?

 

Matricule-se no Treinamento Aprova clicando no botão abaixo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *