Aprenda a escrever a justificativa do TCC

Como fazer a justificativa do TCC

Como fazer a justificativa do TCC

 

Nesse artigo eu vou te mostrar em passos simples e direto ao ponto, como você faz para escrever a justificativa do seu TCC.

Se você seguir todas as dicas que eu vou mostrar aqui, a justificativa do seu TCC pode salvar seu trabalho!

A terceira dica é aquela que separa um TCC mediano de um TCC nota 10!

Bora começar então, roda a vinheta!

Bom, primeiro a gente precisa conversar sobre o que exatamente é a justificativa do TCC

A justificativa nada mais é que você mostrar ao leitor, ao seu orientador, a banca avaliadora ou a possíveis órgãos de fomento como seu trabalho é importante, porque ele está sendo feito, porque ele deve ser lido até o final, e assim por diante.

É a hora de você mostrar a importância do seu trabalho refletido em retornos para o seu campo de pesquisa e para a sociedade.

Na justificativa você deve usar argumentos sólidos, literatura, elementos teóricos e todos os artifícios que você conseguir usar, para provar ao leitor que seu trabalho é muito importante e pode fazer a diferença.

Ah, e essa parte é muito legal porque tem alunos que não sabem a real importância do seu trabalho até a hora em que escrevem a justificativa.

A justificativa é momento de parar um pouco, pensar e refletir a importância que seu trabalho tem para você, para a ciência e para a sociedade.

Então ainda que seja importante para provar ao leitor que seu trabalho é relevante, também é muito importante para você perceber que seu trabalho pode sim, fazer a diferença no mundo.

Vamos para as dicas para a escrita da justificativa então:

 

O porquê do seu trabalho

 

A primeira coisa que você pensar na hora de escrever sua justificativa é o real porquê de você estar empenhando seu tempo e sua dedicação com esse tema.

Você pode começar pensando: por que meu tcc é relevante?

E aí você explica, porque seu trabalho é relevante, quais problemas ele ajuda a solucionar, o que seu TCC pode impactar na vida das pessoas, como os possíveis resultados do seu trabalho podem mudar a vida das pessoas? E assim por diante.

A justificativa é o momento de você mostrar ao leitor que ele deve continuar lendo e que seu trabalho pode contribuir muito com a sociedade de alguma forma.

Nesse momento você deve colocar sua opinião, baseando-se em argumentos sólidos e sem viajar muito na maionese.

Com certeza seu trabalho tem uma importância extraordinária, mas não force a barra, não exagere tentando mostrar que o trabalho é muito mais importante para alguma coisa do que deveria ser.

Se você exagerar na justificativa, ao invés de convencer ao leitor a importância do seu trabalho, você pode estar dando a entender que você mesmo acha o trabalho muito mais importante do ele realmente é, cuidado com isso.

Então lembre-se de ser sincero, pode escrever como você explicaria para alguém a importância do seu trabalho, seja o mais claro possível!

Nessa hora você pode usar uma regrinha, fica ligado que esse é um dos pulos do gato para escrever a justificativa.

Lembre-se sempre de responder três porquês na sua justificativa: por que as pessoas devem lê-lo? Por que ele é relevante? E por que escrever sobre esse tema?

Depois que você escreveu sua justificativa, leia e veja se você respondeu claramente esses três porquês, se você tiver respondido esses três porquês, sua justificativa já estará bem encaminhada.

 

O retorno do tema

 

É sempre legal você pensar que seu trabalho é como um investimento, você está investindo seu tempo e seu trabalho para colher alguma coisa, para gerar um retorno.

Na justificativa você deve deixar isso claro, qual o retorno que você espera a partir desse investimento?

Então se você está escrevendo sobre uma lei, qual o retorno que você espera?

Nesse caso esse retorno pode ser entender como essa lei impacta a qualidade de vida de alguém, ou contribui para a diminuição da violência, e assim por diante.

O retorno pode ser entender alguma coisa que hoje não sabe, que hoje não se tem dados para isso.

A partir do retorno que você espera do seu trabalho, explique como esse retorno pode acrescentar na vida das pessoas e no seu campo de pesquisa.

Fazendo isso, a gente vai chegar na próxima dica,

 

Que é: demonstrar a Relevância do tema

 

Quando você vai mostrar a relevância do seu trabalho, precisa deixar claros os pontos de melhora que você imagina que vá gerar seu trabalho.

Então, como exatamente seu trabalho ajuda a vida alguém, ou contribui com seu campo de pesquisa?

Aqui é hora de você ser bem específico e explicar em detalhes como seu tema vale o tempo e o trabalho investidos.

E aí a gente entra no próximo ponto da justificativa, que são os pontos positivos

Nada melhor para mostrar a importância do seu trabalho, que demonstrar os pontos positivos, as maneiras que seu trabalho difere de outros trabalhos e como essa diferença pode ser expressa também no retorno do seu trabalho.

Então escreva com todas as letras mesmo.

Diferente do que se vê normalmente na literatura, nesse trabalho eu vou olhar dessa e dessa forma, e vou gerar esses resultados e vou contribuir com a sociedade ou com o campo de pesquisa, desse e desse jeito.

Seja específico e explique com todas as letras porque seu trabalho vai ajudar as pessoas, vai contribuir com o conhecimento e porque você merece tirar aquele sonoro 10!

Se restarem quaisquer dúvidas, deixa nos comentários que responderemos o mais rápido possível.

Ah, e se você quiser contar com nossa orientação individual eu vou deixar o link de matrícula para a família aprova aqui na descrição, fechou?

Forte abraço e te vejo no próximo artigo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *